top of page

Cuidados com o carro: manter o carro com cara de novo sempre


Comprar um automóvel no Brasil tem se tornado, cada dia mais, um luxo a que poucas pessoas podem ter acesso. Existe uma famosa frase que provavelmente todos já escutaram que diz: “ter um carro é como ter um filho”. Realmente, quando pensamos nos custos, podemos dizer que ambos podem chegar quase até o mesmo nível. Os donos de carros precisam arcar com os gastos com combustíveis, revisões e eventuais manutenções, além de terem que pagar a enorme carga tributária que incide sobre veículos aqui no país.

Mas não basta somente ter um automóvel, é preciso zelar por ele e cada um de seus componentes. A tarefa de cuidar desse bem de quatro rodas não é apenas para aqueles apaixonados por carros, mas deve ser uma obrigação de todos que desembolsam uma boa quantia para obter um veículo.

Manter o seu carro com aparência de novo e conservá-lo não exige muito. Esse costume permite ainda que o valor de revenda dele seja maior, e que a probabilidade de falhas ou problemas seja muito menor. O hábito de ter cuidados com o carro vai muito além de levá-lo às revisões, é zelar pela sua aparência, ter uma boa direção — ou seja, dirigir defensivamente — e ficar atento a diversos outros aspectos. Infelizmente, esse hábito de cuidar do carro faz parte da rotina de apenas uma pequena parcela da população, sendo que essa conduta deveria ser seguida por todos, pois só traz ganhos para a máquina e para o seu proprietário.

Caso você faça parte da maioria das pessoas que não dá a devida atenção e não cuida como deveria do seu carro, ou caso você não saiba direito como tomar conta do seu veículo, não se preocupe! Neste post listamos diversos cuidados e hábitos para que você mantenha o seu veículo sempre com cara de novo. Confira a seguir!

A importância de uma boa direção

Dirigir bem oferece benefícios não somente para o carro, mas também para o motorista, demais passageiros e todos os outros que estiverem trafegando na via, sejam eles pedestres ou condutores. A boa direção pode ser considerada a tão falada direção defensiva, que é constantemente abordada nas autoescolas. A condução defensiva, como também é chamada, é um conjunto de simples procedimentos que devem ser seguidos pelos motoristas e que servem para reduzir ou até prevenir acidentes e suas consequências. A direção defensiva tem cinco princípios: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

A grade maioria dos acidentes ocorre devido a falhas humanas, ou seja, negligência do motorista, falta de atenção, imprudências, infrações nas leis de trânsito ou até mesmo maus cuidados com o carro.

Você pode estar se perguntando: mas esse texto não é sobre manter o carro com cara de novo? A resposta é sim! Mas então por que abordar a direção defensiva? Simplesmente pelo fato de que a direção defensiva é uma maneira fundamental de manter o seu veículo com as características originais. Dirigir defensivamente evita acidentes, e, dessa forma, seu carro não sofrerá danos — pelo menos não se depender de você. Além disso, a boa direção diminui os desgastes sofridos pelo veículo.

A direção defensiva é uma direção sem imprudências, ou seja, sem freadas bruscas que aumentam o desgaste dos freios e pneus, é evitar forçar demais a embreagem e antecipar a sua troca. A condução defensiva é também respeitar as sinalizações e trafegar em baixas velocidades, principalmente nas ruas e rodovias precárias do país, evitando danos e quebras na suspensão e demais sistemas do carro.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a direção defensiva permite. Ter o hábito de trafegar com prudência é cuidar não somente do seu carro, mas é ser gentil e respeitar a todos no trânsito, é fazer a sua parte para evitar acidentes e diminuir o estresse causado pelos longos engarrafamentos das grandes cidades.

Realizar periodicamente revisões no veículo

Um dos cuidados mais básicos que todo proprietário de carro deve ter é levá-lo periodicamente à concessionária ou oficina de confiança para fazer revisão. Carros são como qualquer outro tipo de máquina, e precisam ser acompanhados e revisados de tempos em tempos. A revisão garante a segurança e a dirigibilidade do veículo, além de trazer diversos outros benefícios para manter o carro sempre com cara de novo. Esse procedimento sendo realizado com a frequência correta permite maior valorização do veículo e, em alguns casos, até o aumento do tempo de garantia dado pelas montadoras.

Existem diversos detalhes que dificilmente são notados pelos proprietários e que são mais facilmente percebidos por técnicos ou especialistas. Por isso é fundamental que o carro seja levado periodicamente às revisões. Nelas são verificados o motor, suspensão, pneus, direção, freios e vários outros componentes. O dinheiro gasto nas revisões pode ser mínimo quando comparado às quebras e danos que podem ocorrer devido ao mau uso ou à falta de cuidados. Portando, não procure fazer economias bobas!

Para manter o carro com a aparência de novo, o primeiro passo é ter esse costume de levá-lo às revisões. Esse hábito é uma das melhores formas de cuidar e manter o veículo em boas condições. Não se esqueça: quem gosta, cuida!

Caso esteja nos seus planos fazer uma viagem de carro com a família no próximo feriadão, não deixe de ler: Revisão do carro: o que checar antes de viajar, e veja quais itens devem ser verificados antes de pegar estrada.

Cuidados com a pintura

Um dos detalhes que mais chamam a atenção das pessoas em carros novos é aquela pintura brilhante e sem imperfeições. Não importa se seu carro é um belo importado ou um popular, a única forma de garantir que aquela pintura original de fábrica permaneça presente e continue atraindo olhares é tratar com bastante cuidado do seu veículo.

O primeiro passo para conservar a pintura do carro é: mantê-lo constantemente limpo. Lavar o veículo pelo menos uma vez por semana já é considerado o ideal. Essa limpeza deve ser feita com jatos d’água de pressão moderada e com o uso de detergentes especiais para essa finalidade. É aconselhado fazer a lavagem do veículo na sombra e com ele frio. E lembre-se de utilizar buchas de algodão ou aquelas feitas especialmente para a lavagem de carros, isso diminui significativamente a possibilidade de riscos e arranhões na lataria.

Caso você tenha tempo disponível para cuidar do carro, leve-o a um lava jato de confiança. Eles geralmente utilizam os produtos corretos e cuidam muito bem dos veículos. Mas lembre-se: evite aqueles com preços muitos baixos, eles podem não utilizar os produtos corretos ou não ter uma mão de obra que realize bem o serviço.

Uma dica muito importante, mas que poucos conhecem é: tome cuidado com os passarinhos! As fezes das aves são um tipo de ácido, e por isso são extremamente corrosivas, podendo causar manchas e danificar a pintura em apenas um dia do veículo deixado no sol. Por isso, assim que notar qualquer tipo de sujeira, limpe! Se a meleca for muito grande, é aconselhado utilizar um limão cortado no meio, ele facilita muito o trabalho, mas lembre-se de logo após o uso, passar bastante água para limpar.

Nossa última dica para cuidar da pintura do carro e mantê-lo com cara de novo é: faça aplicação de cera para proteção. Encerar o veículo mantém a pintura protegida contra vários danos como contaminações, raios ultravioleta, além de ajudar a proteger dos passarinhos. A utilização da cera garante uma superfície protegida e com muito mais brilho. O recomendado é que se encere o carro a cada 2 ou 3 meses.

Como aumentar a vida útil dos pneus

O tempo de vida de um pneu geralmente gira em torno de 30 a 40 mil quilômetros rodados, mas depende muito da qualidade do produto, das práticas e formas de uso e também das características das pistas. Infelizmente poucas pessoas realizam a manutenção devida nos pneus. A correta manutenção pode prolongar a vida útil dos pneus e até mesmo diminuir o consumo de combustível do veículo.

É aconselhado que os proprietários calibrem os pneus dos carros todas as vezes que forem abastecer, ou a cada 15 dias. A pressão que deve ser utilizada varia para cada modelo. Essa informação pode ser encontrada no manual do fabricante, ou em alguns adesivos que são colocados pelas montadoras em alguns locais específicos do carro, como: na tampa de combustível, na lateral da porta do motorista, entre outros. Rodar com pneus com calibração inferior a estipulada pelo fabricante pode aumentar o desgaste e também elevar o consumo de combustível do veículo, por isso tenha bastante atenção.

Outro cuidado fundamental para aumentar a vida útil dos pneus é realizar o rodízio (trocar o jogo traseiro pelo dianteiro) juntamente com o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.

Evite rodar com sobrecarga no veículo, isso aumenta o desgaste dos pneus e do sistema de suspensão do veículo, diminuindo os seus intervalos de troca. Os cuidados na hora da condução também fazem a diferença na vida útil dos pneus, arrancadas e freadas bruscas causam desgaste excessivo, isso devido ao forte atrito entre eles e o solo. Realizar curvas em altas velocidades também agrava a deterioração dos pneus, além de aumentar os riscos de acidentes.

Como cuidar do motor do carro

O motor é o coração do veículo, e por isso esse componente tão importante merece atenção e cuidado redobrados. Cuidar do motor visando aumentar a sua vida útil é quase tão simples quanto dirigir. Zelar pelo propulsor do carro vai desde abastecer corretamente e trocar as marchas perfeitamente até levá-lo periodicamente às revisões.

Realizar a troca de óleo nos intervalos corretos é fundamental para a integridade do motor. O procedimento é rápido e fácil de ser realizado, e por isso não existe desculpa do proprietário por não fazê-lo. O lubrificante do motor é imprescindível para manter o correto movimento interno das peças e também limpá-lo de impurezas e limalhas. Por isso, é essencial que as trocas de óleo estejam sempre dentro dos prazos estabelecidos pelos fabricantes.

Importante: cada modelo tem um óleo específico, portanto sempre que for realizar as trocas, caso tenha alguma dúvida, verifique no manual do fabricante qual deve ser utilizado. Quando levá-lo para a troca de óleo, lembre-se sempre de certificar que irão colocar o lubrificante ideal para o motor do seu carro.

Assim como o nível de óleo do motor merece a atenção do proprietário, a água do radiador também carece de cuidados. Olhar e manter o nível do líquido de arrefecimento sempre no limite correto é fundamental para o bom funcionamento do motor. É indicado que a troca do fluido de arrefecimento, que é colocado juntamente com a água, seja realizada a cada 10 mil quilômetros. Lembre-se: o nível da água deve ser verificado sempre com o carro frio, e jamais abasteça o reservatório até o máximo.

Outra dica importante para cuidar do seu carro é em relação ao combustível utilizado. A cada 3 ou 4 tanques ou a cada dois meses, abasteça o veículo com gasolina aditivada. Esse tipo de combustível tem uma série de aditivos que ajudam na limpeza das partes móveis do motor e dos bicos injetores. Isso ajuda a retirar do motor os resíduos da combustão, garantindo a ele maior vida útil. Mas lembre-se, independentemente de qual combustível for colocar, seja ele gasolina comum ou aditivada, abasteça sempre em postos de confiança e que você conheça a procedência da gasolina, jamais coloque combustível somente pensando no preço. Colocar no carro um combustível de péssima qualidade pode trazer consequências graves ao motor.

Além desses cuidados com a manutenção do motor o proprietário deve ter atenção à forma de dirigir. Trocas de marchas realizadas corretamente é um simples hábito que evita desgastes na caixa de marcha. Portanto devem-se fazer as trocas suavemente e evitar grandes esticadas do motor. Outro hábito importante para manter o motor conservado é evitar aceleradas desnecessárias. Elas só servem para aumentar o consumo de combustível e o desgaste do propulsor. E um detalhe básico e que todos devem saber: jamais acelere o motor com o carro parado.

A vida útil do motor depende se como ele é cuidado, portando dê atenção ao propulsor de seu carro para evitar quebras e prejuízos.

Dicas de limpeza

Um carro bem cuidado é praticamente sinônimo de carro limpo. Então quem quer manter a caranga sempre com cara de nova, deve dedicar um tempinho para cuidar e limpar. As dicas e detalhes para limpeza externa do veículo foram mostradas quando abordamos os cuidados com a pintura, por isso agora vamos apresentar como deixar o seu carro com cara de novo não somente no exterior, mas também no interior.

Limpar o veículo internamente é impedir o aparecimento de sujeiras, mau cheiros e impurezas que possam manchar ou causar danos. A prevenção dessas coisas é simples e não exige muito do proprietário. Ao começar a limpeza, inicie cuidando do painel do carro, limpe-o cuidadosamente utilizando um pano úmido para tirar o pó que geralmente acumula na região. Não utilize produtos de limpeza e produtos químicos, isso pode causar danos e manchas nos componentes, e faça os movimentos devagar e com cuidado para evitar estragar ou arranhar o painel.

Dê a preferência por tapetes de borracha e não aqueles de carpete. Tapetes de borracha são mais fáceis de limpar, não mancham e, principalmente, estão menos suscetíveis ao mau cheiro. Para limpá-los, retire-os do veículo, sacuda para remover a sujeira mais grossa e depois utilize água e sabão neutro, ou detergentes específicos de limpeza automotiva.

Os bancos merecem atenção especial dos donos. No caso dos bancos de couro, faça periodicamente a hidratação do estofamento. Esse procedimento pode ser feito em oficinas especificas ou pelo dono, mas para isso basta adquirir os produtos corretos. E, claro, não deixe de passar um pano úmido para limpeza. Bancos de tecido acumulam maior quantidade de sujeira, por isso é fundamental utilizar aspiradores automotivos para remover cuidadosamente todas as impurezas, depois disso utilize um pano úmido para finalizar a limpeza.

Uma ótima maneira de evitar maiores problemas nos bancos é fazer uma impermeabilização deles. Esse procedimento evita a absorção de líquidos que eventualmente possam ser derramados, evitando o aparecimento de manchas no revestimento.

A limpeza do porta-malas deve ser feita assim como nos bancos de tecido, utilizando um aspirador de pó. O dono também pode passar um pano úmido caso queira um melhor acabamento final.

Maneiras de cuidar do ar-condicionado

Não basta manter o carro limpinho e não poder utilizar o ar-condicionado devidamente. Para manter o veículo com cara de novo é fundamental cuidar do sistema de climatização. Existem diversos cuidados que devem ser tomados com o ar-condicionado para garantir o seu bom funcionamento, ainda mais no Brasil que as temperaturas elevadas exigem quase sempre o seu uso.

O primeiro cuidado necessário com o sistema é realizar a higienização uma vez ao ano. O procedimento evita o aparecimento de mau cheiro proveniente do sistema de ventilação do carro. A higienização do ar-condicionado pode ser realizada em oficina especializada ou até mesmo em casa pelo dono, basta que sejam adquiridos os produtos necessários para a sua realização. Os produtos mais utilizados são os sprays, que podem ser aplicados nos filtros do ar e nas saídas de ventilação interna.

Outra maneira de realizar a manutenção do sistema é trocar o filtro de ar a cada 10 mil quilômetros. Os filtros do ar-condicionado podem acumular poeira, impurezas e ácaros. A demasiada presença de sujeira no filtro pode até mesmo levar os ocupantes do carro a terem problemas respiratórios — principalmente crianças. Realizar a substituição dos filtros corretamente evita o acúmulo de ácaros, fungos, impurezas e até mesmo bactérias que possam causar doenças.

Caso o proprietário note que o ar-condicionado perdeu eficiência ou que o mau cheiro persistiu mesmo após a higienização, deve-se antecipar a troca do filtro de ar do sistema.

Como evitar que o veículo seja roubado

Infelizmente, no Brasil é muito comum o roubo de carro, e quando isso acontece e o carro é recuperado, ele geralmente está muito danificado. Existem algumas precauções de segurança que podem evitar que seu veículo seja a próxima vítima.

Sempre quando for estacionar, escolha locais iluminados e de preferência próximos a portarias vigiadas. Lembre-se de escolher áreas visíveis para deixar o veículo. Outro detalhe é evitar deixar o carro próximo a saídas de estacionamentos e garagens. Os ladrões costumam tentar roubar carros nesses lugares, pois facilita uma fuga rápida. Por isso, tente sempre estacionar no meio de outros carros ou em áreas de maior tráfego.

Quando for sair, escolha sempre pagar estacionamento no local em vez de deixar na rua sendo vigiado por seguranças. Isso pode ser uma economia boba e que pode resultar em seu veículo roubado ou em vidros quebrados para tentativas de furtos. Quando for necessário estacionar na rua, certifique-se com quem está deixando o carro. E lembre-se: independentemente de onde for estacionar, sempre verifique se trancou as portas e acionou o alarme do veículo.

Caso queira aumentar a segurança do seu bem, invista em sistemas de alarmes profissionais que notificam o dono imediatamente após qualquer alteração no veículo ou tentativa de roubo de carro. É indicado também a opção por rastreamento e monitoramento do carro, dessa forma é possível sempre determinar a localização do seu precioso bem.

Mesmo tomando precauções e utilizando sistemas de segurança, seu carro não está totalmente livre da possibilidade de ser roubado. Por isso não deixe de contratar um seguro para o veículo. O seguro do carro é fundamental para tranquilizar o dono e evitar maiores prejuízos .

Todas as dicas e instruções que foram apresentadas devem ser seguidas por todos os donos. Cuidar do veículo deve ser costume de todos os proprietários, e não apenas de alguns mais apaixonados pelas máquinas de quatro rodas.

Manter o carro com cara de novo é uma escolha que depende única e exclusivamente do proprietário. São hábitos e cuidados que devem ser tomados diariamente, mas que trazem inúmeros benefícios que vão desde a melhor conservação do veículo até redução dos custos de manutenção e valorização da máquina.

Gostou das nossas dicas de cuidados com o carro? Conhece outros hábitos que deveriam estar presentes? Não deixe de comentar e compartilhar conosco!


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page